1-"Nos habituamos todos de tal forma a comandar as crianças e a exigir delas uma obediência passiva que não pensamos na possibilidade de haver uma outra solução paraa educação que não seja a fórmula autoritária (...)".
2-"O erro dos métodos tradicionais é o de partir de textos de escritores para pretender ensinar a língua. No princípio são sempre necessárias a expressão e a criação pessoais. Só quando um (aluno) autor escreve um texto ou um poema que teve a honra deser escolhido pela classe e que foi imortalizado pela impressão, quando tem que enfrentar as mesmas dificuldades defrontadas pelos escritores e poetas, quando tem a consciência das suas insuficiências e dos seus êxitos, só então é que ele aprecia verdadeiramente a obra dos outros".
3-"Fracassar só é grave quando não se consegue identificar as causas do insucesso. Avaliare apreciar as razões de nossa incapacidade momentânea já é uma vitória. Organizar-se tecnicamente para reduzir progressiva e metodicamente a imperfeição é a melhor e a mais incontestável das funções pedagógiacas".
4-"As melhorias pedagógicas estão condicionadas, em larga escala, às descobertas psicológicas e, sobretudo, pedagógicas. Ora, a ciência da educação ainda tateia, e a contribuiçãodos estudiosos mais geniais não pode bastar para resolver o problema de modo definitivo. Para conhecer, avaliar, ordenar e medir algo tão cambiante e fugidio como a alma da criança, precisamos de ambas enquetes, baseadas em documentos precisos e realizadas emdiversos meios e para diferentes idades. Os resultados obtidos por J. Piaget após o exame de algumas centenas de crianças permitem-nos prever com clareza nossas possibilidades futuras. Pois nossos Livros da Vida e nossos Jornais, onde se exprimem livremente nossos alunos, constituem, a partir de então, milhares de depoimentos sobre a vida e o desenvolvimento infantis. Somos capazes, agora, de estudar a vida das crianças em todos os meios e em todas as idades: seus pensamentos mais íntimos, seus sonhos, suas brincadeiras, sua concepção domundo etc. Podemos definir de modo seguro os interesses e necessidades sobre os quais se pode apoiar a pedagogia do futuro".
5-"A escola preparou alunos. Esqueceu-se de preparar homens. Não se esqueceu: é de propósito que ela não prepara homens... Obstinar-se em fazer pedagogia pura seria na atual conjuntura um erro e um crime. A defesa das nossas técnicas faz-se simultaneamente em duas frentes. No plano pedagógico, escolar, é certo, onde mais do que nunca temos de ser ousados e criativos, porque o futuro imediato a tal nos obriga, e na frente política e social, pela defesa vigorosa das liberdades democráticas".
6-"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional".